Entrevista: Fernanda Monfrinatti

27 nov 2013

{ Entrevistas }

Hoje trouxe para o Blog um bate-papo super bacana com a Fernanda Monfrinatti.

E – calma –  já vou explicar quem ela é. Primeiro preciso dizer que a conheci (apenas virtualmente, mas sinto como se a conhecesse pessoalmente mesmo – ela é fofa, gente!) por meio de uma noiva super especial para mim, a Michelle Nicolai.

Bom, o trabalho da Fernanda é simplesmente genial. Ela é Bridal Personal Shopper/ Wedding Planner em um lugar nada mais nada menos que: Nova York. Ou seja, para todas àquelas noivas que vão buscar seus vestidos por lá (onde vocês podem encontram opções sensacionais), podem apostar: com a Fernanda esta assessoria fica impecável do começo ao fim.

E mais, ela também organiza casamentos em NYC para quem deseja se casar por lá. Não é simplesmente demais?!

Quero que leiam essa entrevista do começo ao fim! Tenho certeza que se encantarão com o trabalho dessa jovem talentosa, dedicada e uma super fera no assunto.

Aproveitem!

7

 

E então, como tudo começou?!

Comecei a planejar meu casamento aqui nos EUA. Passava horas do meu dia na internet, salvando imagens de referências para mostrar ao Felipe, meu na época noivo e atual marido.

Tudo o que adorava mas não tinha a ver com a nossa festa, colocava no Instagram pois seria uma ajuda a outras noivas que estavam na mesma fase que eu. Comecei a ter alguns seguidores que começaram a me perguntar sobre festas aqui e sobre a procura por vestidos em NYC. Vi que faltava informação completa para as pessoas e percebi o nicho das brasileiras vindo para cá. Assim nasceu a ideia da HBNYC (que é o HELP BRIDE NYC – trabalho de assessoria/consultoria que a Fernanda oferece). E literalmente uma “ajuda” as noivas.

Como funciona o seu trabalho com assessoria em NYC?

Tenho duas funções diferentes. Uma é a Help Bride NYC – organização de casamentos. Sou uma “destination” wedding planner. Ou seja, resolveu casar em NYC mas mora no brasil? Organizo tudo para você! Sou brasileira e sei da nossa cultura, mas moro em NYC e sei das particularidades do mercado daqui. E uma boa união para combinar o melhor dos dois países.

Fora essa parte, faço consultoria na compra de vestido de noiva, mãe de noiva, madrinhas em NYC.  A noiva entra em contato comigo antes de vir pra cá. Conversamos sobre estilo, designers, preço. Quais são a prioridades dela. Assim quando ela chega, já tem uma agenda feita com todos os horários, endereços, nome das pessoas nos ateliês esperando ela no hotel. Se ela quer que eu vá junto, também ofereço essa opção. Geralmente funciona bem para noivas indecisas e que estão sozinhas sou só com a mãe.

2

A Fernanda com a super estilista Monique Lhuillier – demais!!!

O que você considera essencial na busca do vestido de noiva ideal?

O essencial é relativo e muito pessoal. O que pode ter sido essencial no meu casamento e vestido pode não ser tão importante para você. Por isso que prezo uma boa conversa e estudo de personalidade com cada noiva para que eu consiga entender e entregar o “essencial” para ela. Mas a grande verdade é que o essencial é simplesmente a felicidade ao vestir “o” vestido.

Você destaca alguma tendência para as noivas de hoje em dia?

É difícil destacar tendências em uma peça que quase todas procuram algo mais clássico do que moderno. Os ateliers procuram inovar em bordados e shapes sem sair 100% do comum, uma vez que a intenção deles é agradar a noiva em sua fase mais importante. Lógico que a cada temporada percebemos quais são as maiores procuras das noivas e consequentemente acabam sendo as grandes apostas dos estilistas. Tenho percebido uma alta procura das brasileiras por mangas compridas, transparências em tule nas mangas e colo, uma mudança ao tomara-que-caia que reinou por tanto tempo.

Qual o perfil das noivas que buscam vestidos fora do seu país de origem?

São noivas que querem algo diferente e de qualidade, e que principalmente perceberam a boa relação de preço x estilista mundialmente famoso aqui nos Estados Unidos.

Pode nos contar um pouco também sobre a parte de organização de eventos nos EUA? Como essa ideia surgiu?

Acredito que essa parte de organização de casamento fora está crescendo cada vez mais pelo fato das pessoas estarem cansadas dos casamentos gigantes e quase que “corporativos “do Brasil.

Casar fora do seu pais e sinônimo de festa mais intima, diferente de tudo e com mais duração, uma vez que só as pessoas que realmente importam para o casal estão naquele destino, comemorando junto. O casamento não vira mais um evento de apenas 5 ou 6 horas mas sim, de dias.

O que você leva em conta na hora de ajudar a noiva a escolher o seu vestido, que é algo tão especial?

Acredito que a maior vantagem de vir a NYC comprar o vestido e que você experimenta todos os estilos diferentes e estilistas diferentes disponíveis aqui. E muito bom ver o que funciona ou não no seu corpo, coisa que não acontece se você tem um estilista desenhando algo para você. No papel tudo fica ótimo. Então por mais que a noiva me fale “não quero tomara-que-caia” ou não gosto de renda, eu as faço experimentar todos os tipos. Nem que for pra riscar em definitivo da lista. E acredite se quiser, a maioria das minhas noivas sempre escolhe o que nunca pensou que iria gostar!

Nos conte um pouco sobre o seu site.

O endereço do site: www.helpbridenyc.com.

Ele explica certinho como funciona a assessoria e a parte de evento mas principalmente tem um blog onde ponho inspirações de vestidos, noivas reais, dicas de NYC etc. Tem conteúdo novo todo dia e muito mais detalhado que o Instagram.

6

Com quanto tempo de antecedência você recomenda que as noivas te procurem para encontrar o vestido?

Recomendo que venha de 6 – 8 meses antes do casamento no mínimo. O vestido demora (a partir do momento da escolha e encomenda) 4 – 5 meses para ficar pronto.

Quantos dias de procura você considera suficientes para encontrar o vestido ideal?

Uma semana e o tempo ideal. Pois faço a maratona noiva com elas, depois as deixo descansar um dia. Ai sim fechamos o vestido no último.

 

Alguma dica especial para as noivas em relação aos acessórios?

Sim! Deverá ser o último a ser escolhido, após vestido e véu! E não tenham medo de inovar, hoje em dia existe muita opção além do tradicional pente com pedras.

Alguma história divertida para nos contar sobre esse tempo em NYC trabalhando com noivas?!

Engraçada eu diria o fato delas escolherem a maioria das vezes o que no primeiro email me disseram que não gostavam. Rimos sempre na hora de fechar o pedido, dos estilos que elas não escolheriam “de jeito nenhum”.

Fora isso tive muita sorte com as noivas que tive até então. Algumas se tornaram amigas da vida, como no caso de Brasília, a Michelle Nicolai.

3

Atendimento personalizado e especial para Michelle, noiva linda de 2014.

 Instagram: @helpbridenyc| Site: www.helpbridenyc.com| Email: help@helpbridenyc.com

8