A Cerimônia!

16 mar 2010

{ Cerimônia }

Hoje vamos falar da Cerimônia!

%name A Cerimônia!

Antes de entrar na etapa dos preparativos para o grande dia é fundamental que o casal saiba o estilo de cerimônia que querem.

Há diversas maneiras de dizer o famoso “sim”.

E hoje em dia, o fator predominante para a decisão do tipo de cerimônia, está na religião do casal ou de um dos noivos.
Enfim, é muito importante que o casal leve em consideração a personalidade de ambos os noivos, o estio de vida de cada um, e principalmente a religião de ambos ou de cada um separadamente.

Outro detalhe importante está no orçamento, pois cada estilo de Cerimônia gera um diferente tipo de gasto para o casal.

Os cerimoniais, hoje em dia, aconselham às noivas que marquem nos convites o horário da Cerimônia com meia hora de antecedência do real horário, para prevenir qualquer atraso ou imprevisto.

Existem cerimônias de casamentos de vários tipos.

O Casamento Católico, que é sem dúvida, o mais usual nos dias de hoje em nosso país, é o que falaremos detalhadamente aqui hoje.
Para que o casamento seja realizado na Igreja Católica, alguns procedimentos devem ser atendidos, tais como a apresentação de documentos (a serem especificados na Igreja escolhida), bem como o certificado do curso de noivos que deve ser realizado também como requisito fundamental.

Existe também uma taxa que é paga para reserva da data na Igreja.

É bom lembrar ainda que, se outra noiva for se casar no mesmo dia que você (em horário diferente, claro), pode-se dividir o valor da decoração da Igreja com ela, baixando bastante o custo para ambas.
Em alguns casos, vê-se essa divisão com outra noiva para o mesmo dia como uma vantagem.
Mas em outros, esse fato torna-se bem complicado. Pois as noivas geralmente têm personalidades diferentes e principalmente gostos diferentes para escolha de decoração…o que pode gerar confusão das grandes.
Nada melhor que a velha e boa conversa para que possam se entender e para que possam chegar a conclusões definitivas sobre a decoração.

O ideal é que a reserva da Igreja seja feita com muita antecedência, pois algumas Igrejas ficam com indisponibilidade total de vagas para até um ano inteiro.

Durante a cerimônia na Igreja Católica, o padre abençoa os noivos e o acontecimento é presenciado por todos os padrinhos e convidados presentes.

O casamento católico também pode acontecer em outros ambientes que não sejam as Igrejas, pois os padres podem se deslocar das suas Paróquias para celebrarem as cerimônias da forma que for desejada pelos noivos.

A escolha do padre é também um fator muito importante. Acho sensacional que os noivos conheçam o padre escolhido. Melhor ainda: que ele seja próximo ao casal! Pois sem dúvida nenhuma, essa proximidade ajuda a tornar a cerimônia ainda mais bonita!
E principalmente, com a proximidade do casal com o padre, a Cerimônia se torna alegre, única e inesquecível!
CERIMONIA+BLOG+1 A Cerimônia!

Existem também outros tipos de celebração da cerimônia: o casamento judaico, o casamento grego, o ortodoxo, o evangélico, o muçulmano dentre outros.

Muitas pessoas têm dúvidas quanto à celebração do casamento espírita.

Na verdade, neste caso não há possibilidade de reconhecimento civil do ato e também não existe uma figura que tenha autoridade religiosa ou sacerdotal que possa validar uma cerimônia de casamento dentro do espiritismo.
O que pode acontecer, e que eu recomendo às pessoas com formação espírita, é uma benção especial ao casal! Essa sim é de grande validade para os noivos que assim o desejarem.

E é isso pessoal!

A cerimônia é o momento mais marcante pros noivos.
Afinal, a partir daquele momento, podemos nos considerar de fato, CASADOS!
E quando ela vem acompanhada de amor, respeito, carinho e admiração, pode se tornar o evento mais lindo e mais especial de toda uma vida!
Simplesmente, inesquecível!
P.S: A primeira foto é do lindo casamento da Vivi e do Guto!
E a segunda é do meu em momento maravilhoso com o Padre Alexandre (registrada pelo Glênio, meu fotógrafo AMADO)!!!!!!
Aliás, o Padre Alexandre também foi o Padre da cerimônia da Vivi!!! O MELHOR! Sem palavras…
A Cerimônia!
Vote neste post!
6

6 Comentários

  1. Fábio Ibiapina

    16 de março de 2010 às 13:31

    Precisei de alguns minutos antes de fazer qualquer comentário. A lembrança da cerimônia balançou meu coração…
    Para algumas pessoas a cerimônia de casamento é uma formalidade chata que deve ser mais breve possível, pois o que interessa é a festa. Coisa que eu não concordo de jeito nenhum!
    A cerimônia é o real momento da celebração do casamento, independente da religião este é o momento em que os noivos se comprometem olhando um no olho do outro, onde a emoção ferve e o momento se perpetua numa lembrança mágica.
    Como somos de formação católica e espíritas por opção resolvemos fazer a nossa cerimônia na igreja católica e, disfarçados do padre, recebemos uma benção espírita. No final das contas o padre queria cópia do dvd da cerimônia para lembrar das palavras ditas pela nossa amiga espírita!
    A nossa cerimônia, conduzida pelo padre Alexandre (campeão sul-americano de windsurf e cearense) foi sensacional.
    Nós nos conhecemos antes, fizemos o curso de noivos com ele, nos encontramos várias vezes, em fim, até bolo de coco com abóbora levamos pra ele, nos tornamos amigos. Coisa muito importante.
    Para que a cerimônia não fique intediante é muito importante ter uma certa amizade com o celebrante, para que não repita apenas as palavras que estão escritas no manual do casamento da igreja, mas sim para que ele diga coisas a respeito do casal, coisas que os convidados saibam e com isso interajam com a cerimônia, assim, fica muito prazeroso e muito emocionante.
    Outra coisa muito legal e que torna a cerimônia mais agradável e rica em emoção é a participação dos amigos. No caso da cerimônia católica há leituras que o padre pede para que seja realizada pelos amigos. Isto é marcante!
    Pois bem, é isso, independente da religião faça um casamento participativo, onde os amigos possam deixar um pouquinho do seu carinho para os noivos.

  2. Tati

    16 de março de 2010 às 20:42

    Poxa Bol, seu blog está cada dia melhor…. e to achando que o Fabinho podia postar um dia tb,né? Afinal de contas os comentários dele são sensacionaiiiiis!!!! Hoohohohoh….
    bjocas

  3. Luzia

    17 de março de 2010 às 2:31

    Natachita que legal… acho que essa sua ideia vai ajudar muitos casais a planejarem suas festas da melhor forma… Parabéns!! As imagens estão lindas… e acho mesmo importante vc documentar esse lado histórico e importante do significado do matrimônio. A questão da importância de cada detalhe que deve ser para sempre!!! beijos Lulu!!!

  4. Natacha Lucena

    17 de março de 2010 às 19:46

    Marido lindo! AMo seus comentários! =)

  5. Natacha Lucena

    17 de março de 2010 às 19:58

    Tãoziiiiiiiiiiiiiiiis! Claro que o Fabinho pode postar! A hora que ele quiseeeeeeer, lógicoooooo!!!!!!!!!!!!! =)

  6. Natacha Lucena

    17 de março de 2010 às 20:03

    Luluuuuu!!!!!!!!!!! Que bom vc aqui! Adoreeeiii seu comentário!!!!!!!!!!! Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuu =)

Deixe seu comentário

*